
John Mayall - Bluesbrakers With Eric Clapton (1966)
O marco zero do blues britânico. Claro que outras gravações do gênero já haviam pintado na Inglaterra, mas foi essa que chamou a atenção para um som pouco conhecido até então por lá, o blues. Insatisfeito com a abordagem pop que os Yardbirds estavam dando as suas canções, Eric Clapton tirou seu time de campo e se juntou a trupe de John Mayall. Ao lado de Mayall na gaita, órgão e piano, John McVie (um dos fundadores do Fleetwood Mac) no baixo e Hughie Flint na bateria, Clapton registrou uma das mais poderosas performances de guitarra de sua geração. Interpretando de Otis Rush a Ray Charles, passando por Freddy King e temas do próprio Mayall, a banda nos mostra porque esse disco foi tão fundamental para os blueseiros britânicos que vieram na sequencia. Com essa performance, Clapton plantava a semente do que viria a ser o Cream. Mas aí já é outra história.
Faixas
All Your Love
Hideaway
Little Girl
Another Man
Double Crossing Time
What'd I Say
Key To Love
Parchman Farm
Have You Heard
Ramblin' On My Mind
Steppin' Out
It Ain´t Right

Peter Green's Fleetwood Mac (1968)
Depois de saírem da banda de John Mayall em 1967, Peter Green (guitarra) e John McVie (baixo) se juntam a Jeremy Spencer (piano e guitarra slide) e Mic Fleetwood para formarem o Fleetwood Mac. Entram em estúdio e lançam seu primeiro álbum em 1968.Sucesso total , o disco chega ao 4º lugar nas paradas britânicas, provando que o blues também podia ser popular. Em canções de Robert Johnson, Howlin Wolf, Elmore james e temas próprios, a guitarra de Peter Green se casa perfeitamente com o Slide pesado e altamente influenciado por Elmore James de Jeremy Spencer e a cozinha e o piano seguram todas para as improvisações guitarrísticas. Nascia assim mais um clássico do Blues britânico.
Faixas
My Heart Beat Like A Hammer
Merry Go Round
Long Grey Mary
Hellhound On My Trail
Shake Your Moneymaker
Looking For Somebody
No Place To Go
My Baby's Good To Me
I Loved Another Women
Cold Black Night
The World Keep On Turning
Got To Move
Nenhum comentário:
Postar um comentário